Meu filho respira pela boca, achei que fosse algo normal
Por muitas vezes pais que trazem seus filhos ao otorrino por algum motivo acabam se surpreendendo com o fato de que respirar pela boca fosse algo normal e sem consequências, mas não é bem assim.
Por que é ruim uma criança respirar pela boca?
A nossa respiração é essencialmente nasal e o ar necessariamente deveria entrar por esse local, pois é onde ele é aquecido, umedecido e filtrado.
Além disso, respirar pela boca pode causar alterações estruturais de nosso crânio, causando uma elevação do palato (o céu da boca), alteração da disposição dos dentes (os quais ficam mais separados e saltados para fora) e um alongamento da face.
O que pode acontecer no futuro?
Quando uma criança respira pela boca perde todos os benefícios de melhorar a qualidade do ar que é inspirada, facilitando episódios infecciosos além de ressecar a mucosa oral.
Já as alterações estruturais são facilmente revertidas quando tratadas na hora certa, evitando longos tratamentos ortodônticos ou até mesmo cirurgias para correção no futuro.
Mas o que pode estar causando tudo isso?
Pensando que o trajeto do ar se inicia pelas narinas e termina na garganta, existem várias estruturas que podem aumentar e causar obstrução, sendo as mais comuns os cornetos nasais (nas narinas), adenóide (na transição das narinas para garganta) e amígdalas (na garganta).
Os cornetos geralmente crescem relacionados a quadro de rinite, já as adenóides e amígdalas podem crescer de maneira espontânea ou após um quadro infeccioso intenso.
Então necessariamente nestes casos é preciso operar?
Não, inicialmente são recomendados tratamentos para reduzir secreção nasal e edema (inchaço) dessas estruturas, podendo ser utilizada lavagem nasal, corticóides nasais (que são bem mais tranquilos que corticóide oral ou vasoconstritores) ou outras medicações orais para reduzir alergia.
E se não funcionar?
Após o tratamento a longo prazo sem resposta, devemos considerar cirurgia, sempre identificando qual são os principais fatores obstrutivos e realizando o necessário para uma melhor qualidade respiratória.