Refluxo

Refluxo Faringo-Laríngeo: Trata-se do refluxo do conteúdo gástrico para a região de laringe e faringe, levando a vários sintomas em ouvido, nariz e garganta. Em crianças, pode ser a causa de otites de repetição e otite serosa (secreção dentro da cavidade timpânica). Em adultos, pode levar a sintomas de laringite – rouquidão, pigarro, tosse seca, sensação de bola na garganta, dor de garganta de repetição e sensação de ouvido entupido.

O diagnóstico é feito sempre através de exame de videolaringoscopia, podendo ser verificada a inflamação da região da laringe. É importantíssimo salientar que, no caso deste tipo de refluxo, não é obrigatório que o paciente tenha sintomas como azia, queimação no peito e regurgitação, já que, por diversas vezes, verificamos a presença de Refluxo Faringo-Laríngeo não acompanhado de Refluxo Gastro-Essofágico.

O tratamento consiste em orientações e medicamentos, que serão aplicados a cada caso.

Orientações

• Suspender o uso de:
  • – Café, chocolate, chá preto ou chá mate e tudo que contenha cafeína;
  • – Refrigerantes;
  • – Gordura e fritura;
  • – Álcool e cigarro;
  • – Condimentos – pimenta, ketchup, mostarda, etc;
  • – Comer a cada três horas;
  • – Esperar três horas da última refeição para dormir;
  • – No jantar, optar por uma refeição mais leve;
  • – Na crise, elevar a cabeceira da cama 20cm e não fazer exercícios abdominais.

Tratamento medicamentoso individualizado para cada caso com remédios que diminuem a produção de ácido e que melhoram a motilidade gástrica.